Da homenagem ao lixo: estátua de Bolsonaro é vista largada em ferro-velho de Passo Fundo

Apoiadores de Bolsonaro chegaram a dizer que a estátua está "em manutenção", mas foto mostra peça de metal abandonada em meio a carcaças de carros

O que era para ser uma homenagem está com aparência de lixo. Uma estátua que retrata Jair Bolsonaro, feita por apoiadores do presidente em Passo Fundo (RS), foi vista por um morador da cidade “largada” em um ferro-velho. Segundo o jornal O Globo, o local é, na verdade, um depósito do Departamento de Trânsito (Detran) do município.

O registro foi compartilhado por Tahur Vieira, morador da cidade, e replicado pelo vereador Leonel Radde (PT-RS), de Porto Alegre.

A peça de metal, que tem 6 metros de altura e foi idealizada pelo bolsonarista Jabs Paim Bandeira, foi erguida em Passo Fundo no Dia da Independência, em 7 de setembro, mas logo foi retirada por não ter sido autorizada pela prefeitura. Apoiadores de Bolsonaro, então, informaram que a estátua seria colocada em outro lugar, mas desde então não existiam notícias sobre seu paradeiro.

“Eles tentaram instalar num local em que não tinham autorização e parece que não conseguiram licença para mudar para outro ponto. Como no Centro seria ilegal, acabou no ferro-velho”, afirmou Leonel Radde.

Ao jornal O Globo, Tahur Vieira, que difundiu a imagem da estátua em um ferro-velho, disse que “não faz sentido a estátua ali”. “Talvez tenham deixado o autor da peça guardá-la para ajudar de alguma forma. Acho que essa estátua é um símbolo da vergonha dessas pessoas, que organizaram a tal homenagem. Elas são influentes na cidade e ligadas ao movimento mais conservador do Rio Grande do Sul”, declarou.

Fórum tentou contato com o Detran de Passo Fundo para saber se, de fato, a estátua está em um de seus depósitos, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

“Manutenção”

À Rádio Planalto, de Passo Fundo, bolsonaristas envolvidos na produção da estátua teriam dito que ela não foi abandonada e que a peça, na verdade, estaria em “manutenção”.

A foto divulgada nas redes sociais, entretanto, mostra que a peça está jogada no chão em meio a carcaças de carros, como se fosse lixo, e não há nenhuma estrutura para protegê-la ou mantê-la conservada.

Publicidade

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR