Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de novembro de 2017, 13h55

Facebook não pune discurso de ódio e sugere que Fernanda Montenegro bloqueie agressores

Atriz acionou a rede social após receber diversos ataques, inclusive ameaças, ao fazer um vídeo em que defendia a liberdade de expressão cultural.

Atriz acionou a rede social após receber diversos ataques de bolsominions e adeptos do MBL, inclusive ameaças, ao fazer postagens em que defendia a liberdade de expressão cultural.

Da Redação

Desde o final de setembro, a atriz Fernanda Montenegro se tornou alvo de bolsominions e adeptos do MBL após defender a liberdade de expressão cultural. Uma postagem que tem pouco mais de uma linha bastou para despertar a ira de grupos reacionários e liberar uma enxurrada de comentários agressivos.

“Meu protesto a respeito de qualquer censura à expressão da arte no Brasil”, diz a publicação, feita pela equipe da atriz, que administra sua página oficial, já que a própria Fernanda “não é dada às redes sociais”. Devido a ameaças de morte e palavrões de todos os tipos, a equipe de Fernanda Montenegro acionou o Facebook, usando a ferramenta de denúncia disponibilizada no próprio site.

“Tomamos as providências conforme o regulamento do site. Mandamos prints das ameaças. A resposta que o Facebook nos deu foi que as pessoas não ultrapassaram nenhuma linha, não cometeram nenhum pecado ao usar palavras de morte. O Facebook nos orientou a bloquear esses usuários, que continuam na rede”, diz Carmen Mello, produtora de Fernanda Montenegro, que também afirmou que, pelo menos a princípio, a atriz descarta ir à Justiça.

Embora essa seja uma das publicações mais atacadas na página oficial de Fernanda, não é a única em que ela se posiciona a favor das artes e contra a onda retrógrada de censura e repressão que vem se espalhando nos últimos meses pelo Brasil. Um outro vídeo, que inclusive foi republicado no Canal F da Fórum, mostra a consagrada atriz discursando contra a censura e a difamação da arte. Nos comentários da postagem, que tem mais de 14 mil visualizações, é possível ver uma onda de comentários agressivos e intolerantes atacando Fernanda Montenegro.

*com informações da Veja
Foto: Reprodução/ Youtube


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum