Fake news: Milton Neves solta vídeo manipulado para simular embriaguez de Lula

Postagem de Roger Moreira, vocalista da banda Ultraje a Rigor, e compartilhada pelo jornalista bolsonarista, mostra entrevista do ex-presidente, mas com a velocidade do vídeo desacelerada

O jornalista bolsonarista Milton Neves, da Band, compartilhou, em suas redes sociais, um vídeo manipulado para acusar o ex-presidente Lula de estar embriagado. Esse tipo de fake news já foi utilizado anteriormente. 

O vídeo, postado pelo vocalista Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor, e compartilhado por Milton Neves, mostra Lula concedendo entrevista na qual critica Jair Bolsonaro.

Porém, a velocidade do vídeo está desacelerada, tornando a voz de Lula mais lenta e insinuando uma suposta embriaguez do ex-presidente.

Junto ao vídeo, o jornalista ainda escreveu: “Lula sempre lúcido na palavra”. 

https://twitter.com/Miltonneves/status/1421988959194947586

Antecedentes

Não é a primeira vez que o bolsonarista espalha fake news em suas redes sociais. Em 2018, ele divulgou uma frase falsa de Evo Morales, então presidente da Bolívia.

“’Soltem o Lula ou declaro guerra ao Brasil’ (Evo Morales). Certo, presidente, e venha tbém com sua Marinha. Mas antes aproveite para devolver nossa Petrobras que vc tomou ou ganhou do Lula aí na Bolívia”, disse em sua publicação.

“Milton Neves recebe esse tipo de notícia falsa absurda sei lá, por whatsapp (fico imaginando os grupos surreais do qual faz parte), e espalha para seus quase 2 milhões de seguidores com total irresponsabilidade. E se diz jornalista. Uma vergonha inominável. Tem que ser denunciado”, criticou o jornalista Lino Bocchini, ex-editor da Carta Capital e da revista Trip.

Publicidade

Esse também não tinha sido o primeiro post mentiroso de Neves. Após o atentado contra a caravana de Lula, no Rio Grande do Sul, também em 2018, ele postou: “Lula, Lula, desaprendeu? Quer peregrinar pelo Brasil, tudo bem, mas não seja juvenil e evite estados cultos e politizados. Levou 2 dias de chumbo na asa de graça”.

E foi rebatido nas redes. O cantor Leoni, por exemplo, disse: “Para Milton Neves, estados cultos e politizados são os que dão tiro em ônibus. E faltou explicar que estados brasileiros são incultos em sua opinião”.

Publicidade
Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR