Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de dezembro de 2019, 12h08

Fazendeiro que comanda milícia rural no Pará é procurado pela polícia

O grupo armado é acusado de invadir terras já regularizadas e ameaçar ribeirinhos, inclusive crianças

Marcos Fachetti Filho (Reprodução/MPF)

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (17) mandados de busca e apreensão contra fazendeiros suspeitos de integrar um grupo de milícia rural em Marabá e Belém, no Pará. Marcos Antônio Fachetti foi detido pela PF e o filho dele, Marcos Antônio Fachetti Filho, está foragido. O fazendeiro Rafael Bemerguy Sefer e a empresa Marca Vigilância também foram alvos de busca.

O Ministério Público Federal no Pará (MPF) aponta nas investigações que o grupo atua no sudeste do estado como milícia rural armada. Os fazendeiros são acusados de invadir propriedades de ribeirinhos já regularizadas com o objetivo de expandir terras. Denúncias relatam que invasores chegaram a apontar armas para crianças e atear fogo em alguns barracos.
“Além disso, os fazendeiros contrataram um trator de esteira para abrir caminho em meio à vegetação, destruindo plantações, com possível impacto ambiental de grande proporção”, informou o MPF, em nota.

As investigações relatam que o grupo utilizava a empresa Marca Vigilância para invadir as terras e ameaçar as famílias. A empresa chegou a ser flagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em setembro fazendo uma barreira armada na estrada que leva à comunidade ribeirinha. Eles queriam impedir que os moradores saíssem ou voltassem para suas casas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum