Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de setembro de 2019, 08h25

Felipe Neto vai receber a Medalha de Mérito Legislativo, maior condecoração da Câmara

Ação é inédita na Casa, pois nunca antes agraciaram um influenciador digital, opositor ao governo, com a comenda. Deputados reconhecem postura do youtuber contra as tentativas de "calar a diversidade com base em censura"

Foto: Reprodução/Facebook

A Câmara dos Deputados indicou o youtuber Felipe Neto para receber a Medalha de Mérito Legislativo, a mais importante e maior condecoração da Casa. Ação é inédita na Câmara, pois nunca antes agraciaram um influenciador, opositor ao governo, com a comenda. A cerimônia de entrega será realizada no dia 20 de novembro.

“Ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura deve ser reconhecida e aplaudida. Seu imediato censo de justiça lhe fez agir em prol da democracia. Colocou-se na mira de preconceituosos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume – que só sabem espalhar o medo e o ódio. Entretanto, não o fez parar a luta pelo bem maior: a garantia de dias melhores e mais justos a todos”, afirmou o ofício encaminhado e assinado pelo Deputado Federal e Segundo Secretário da Câmara dos Deputados, Mário Heringer.

Como resposta à indicação, Felipe Neto disse que reconhecimento da medalha o ajuda a “reunir forças” para lidar com os ataques e violência virtuais que têm passado nas últimas semanas.

“Estou passando por tantos ataques nesse momento, tanta violência e agressões virtuais, que ser agraciado com a medalha mais importante do poder Legislativo é uma honra e uma alegria indescritíveis. Isso me ajuda a reunir mais forças e a ter cada vez mais certeza de que estou no caminho certo. No caminho da luta pelo amor, pela união e pela diversidade e liberdade de expressão”, escreveu o youtuber.

Felipe Neto também disse que a medalha é muito simbólica e emblemática, pois contraria o pensamento de que a política está contra o influenciador, principalmente depois do episódio em que ele contrariou a tentativa de censura do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, no episódio da Bienal do Livro.

“São justamente alguns grupos reacionários e extremistas que não representam a classe política do país em sua totalidade que vem me ameaçando e me atacando com mentiras descabidas, no intuito de destruir a minha imagem. Só posso dizer que estou muito feliz e honrado com essa indicação, e isso só foi possível, sem dúvida alguma, graças ao apoio incondicional da maioria das pessoas de diversos âmbitos de atuação, que estiveram ao meu lado e se uniram nessa luta comigo. Muito obrigado!”, concluiu.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum