#Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de setembro de 2019, 10h37

Filme sobre o MST substitui discurso de Bolsonaro em cúpula climática da ONU

Vencedor do Global Youth Video Challenge, concurso das Nações Unidas, "O que é Agroecologia" conta sobre o trabalho de plantação e conservação de sementes crioulas pelo MST

Cena do curta-metragem "O que é Agroecologia". (Foto: Reprodução/YouTube)

Com mais de 50 mil visualizações em 19 dias de competição, o curta-metragem “O Que é Agroecologia“, produzido por Rafael Forsetto e Kiane Assis, venceu a categoria “Soluções naturais para alimentação e saúde humana” do Global Youth Video Challenge, concurso audiovisual das Nações Unidas, e será exibido nesta segunda-feira (23) na Cúpula Climática da organização, em Nova York, um dia antes da Assembleia Geral, que será na terça (24).

Realizado de maneira completamente independente pelo casal curitibano, o filme conta sobre o trabalho de plantação e conservação de sementes crioulas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Assentamento do Contestado, localizado a cerca de 60 km de Curitiba. Vencedor do concurso da ONU, “O que é Agroecologia” irá substituir o discurso do Brasil no evento desta terça, já que o país não foi incluído na lista dos que vão ter direito a fala durante a Cúpula por não apresentar “metas ambiciosas” para a contenção do aquecimento global.

De certa maneira, isto significa que o nosso curta metragem de apenas 3 minutos sobre agroecologia no Assentamento do Contestado demonstrou maior compromisso com o meio ambiente do que o discurso oficial preparado pelo governo brasileiro. Um contraste bem interessante”, contou um dos diretores do curta, Rafael Forsetto, em entrevista à Fórum.

Forsetto também compartilhou que, antes de ir à campo para iniciar as filmagens, tanto ele quanto a namorada, Kiane Assis, tinham ideias equivocadas sobre o assunto. “Admito que antes de visitar, tínhamos uma ideia completamente diferente do que era e o Movimento e o que seus membros faziam, pois a grande mídia não costuma mostrar o MST de maneira positiva”, revelou o diretor, que disse ter mudado de opinião conforme foi conhecendo mais sobre o trabalho do Movimento.

“Passamos um dia todo conhecendo as plantações, a escola, o centro cultural, a cooperativa, e outras instalações do assentamento. O trabalho realizado lá é fantástico e ficamos muito impressionados com a preocupação que eles têm com a natureza, a educação e o bem-estar”, acrescentou. “Depois de passar um dia lá conhecendo, não tínhamos nenhuma dúvida que este era o tema que precisávamos mostrar ao mundo”, concluiu.

Além da Cúpula Climática do Secretário Geral das Nações Unidas, em Nova York, o vídeo também passará em dezembro deste ano na Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 25), em Santiago, no Chile. Nesse último evento, que é considerado o grande palco de debate mundial sobre mudança climática, Forsetto estará presente como convidado e irá receber o reconhecimento oficial de campeão em uma cerimônia para os vencedores.

Atualmente, o vídeo possui narração e legenda em inglês. No entanto, os produtores informaram que em breve vão disponibilizar o curta com áudio em português.

Juventude na ONU

Apesar da ausência do governo brasileiro na cúpula do clima da ONU, a jovem brasileira ambientalista, Paloma Costa Oliveira, deve discursar na abertura do evento. Paloma foi convidada para compor a mesa de abertura junto ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e à adolescente sueca Greta Thunberg, que criou as greves estudantis pelo clima.

Estudante de Direito na Universidade de Brasília (UnB), Paloma é coordenadora de clima da ONG Engajamundo, formada exclusivamente por jovens de até 29 anos e voltada à capacitação para o ativismo climático. Ela também é assessora do Instituto Socioambiental (ISA).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum