Entrevista exclusiva com Lula
04 de dezembro de 2019, 07h57

Financial Times levanta dúvidas sobre confiabilidade de dados econômicos do Brasil

Apoiador das reformas neoliberais de Paulo Guedes, o jornal agora se vê em desconfiança com relação aos números divulgados pela equipe do ministro

Reprodução/Financial Times

O jornal inglês Financial Times, apoiador das reformas neoliberais de Paulo Guedes, publicou uma reportagem na terça-feira (3) questionando os números divulgados ao mercado pelo Ministério da Economia, e afirma que há um sentimento de desconfiança no Brasil por parte de investidores.

Sob o título “Falha nos dados econômicos brasileiros desperta preocupações entre analistas”, a reportagem de Jonathan Wheatley afirma que os números divulgados pelo Brasil “lançam dúvidas sobre a divulgação de dados-chave e deixa analistas se perguntando se ainda devem confiar na segurança das estatísticas brasileiras”.

O jornal também destaca que “‘pessoas ganharam ou perderam dinheiro’ como resultado da confusão sobre o verdadeiro estado das exportações”. Para o Financial Times, o sentimento de desconfiança é inédito com relação aos números brasileiros, pois estes dados eram “há muito vistos como um exemplo de pontualidade e transparência entre os países emergentes”.

A reportagem conta com entrevista do economista-chefe para América Latina do ING Financial Markets, Gustavo Rangel, que afirma que “os dados do PIB, embora melhores que o esperado, levantaram dúvidas entre alguns analistas devido a um número extraordinariamente grande de estoques de empresas, um indicador negativo para a atividade econômica”.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum