Foragido, Zé Trovão manda recado para caminhoneiros que tentam invadir STF

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram policiais do DF negociando com bolsonaristas que tentam furar o bloqueio que dá acesso ao Congresso e STF; ao menos 100 caminhões estão no local

O caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira, conhecido como “Zé Trovão”, que está com mandado de prisão expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, falou com os apoiadores de Jair Bolsonaro que seguem ocupando a Esplanada dos Ministérios em Brasília nesta quarta-feira (8).

Após os atos golpistas desta terça-feira (7), os bolsonaristas seguem em Brasília pregando a destituição de ministros do STF, bem como uma invasão ao prédio da Corte.

Considerado foragido, Zé Trovão mandou recado aos bolsonaristas através de um áudio que foi executado em uma caixa de som.

“Vamos manter a calma. Peço, por gentileza, não vamos ultrapassar a barreira dos limites do bom-senso. Não somos esquerda para destruir nada. Vai ser feita a entrega dos documentos pela nossa equipe de juristas lá no Senado. Não ataque. Os policiais que estão aí não têm culpa do que está acontecendo. Vamos manter a disciplina para que a gente alcance nosso objetivo (…) Nós queremos agrupar todo mundo em cima do canteiro central, pra que a gente esteja junto se protegendo dos infiltrados. Nós vamos vencer essa guerra!”, afirma o caminhoneiro.

A ideia dos bolsonaristas é entregar mais um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Jair Bolsonaro já havia feito o mesmo, mas o pedido foi rejeitado.

Apesar de, no áudio, Zé Trovão pedir “responsabilidade” aos manifestantes, há nesta quarta-feira mais de 100 caminhões de bolsonaristas ocupando a Esplanada dos Ministérios e fazendo pressão para furar o bloqueio policial que dá acesso aos prédios do Congresso e STF.

Vídeo postado por bolsonarista nas redes sociais mostra um grupo de policiais supostamente negociando a permanência de bolsonaristas no local.

“Imagina todos vocês naquela praça, aquele chão vai afundar”, diz uma das policiais a um grupo de bolsonaristas. Assista.

Publicidade

Na parte da manhã, apoiadores de Jair Bolsonaro tentaram invadir o prédio do Ministério da Saúde.

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_