Fundação Cacique Cobra Coral afirma ter sido chamada para ajudar a desencalhar navio no Canal de Suez

A entidade, que andava sumida, afirmou ter sido contratada na época por um admirador de Bolsonaro para afastar as chuvas previstas para a sua posse

O navio cargueiro Ever Given teria recebido uma ajuda especial para ser retirado do Canal de Suez, onde ficou encalhado por seis dias. A Fundação Cacique Cobra Coral afirma ter sido chamada por uma seguradora internacional para ajudar no desencalhe do navio.

A Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC), entidade que se classifica como esotérico-cientifica e que controla o clima, andava sumida. A última notícia que se teve deles foi durante a posse do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). A entidade afirmou ter sido contratada na época por um admirador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para afastar as chuvas previstas para a posse.

“Apesar de o dia ter amanhecido chuvoso, começou a melhorar após as 13h e foi abrindo. Por onde o presidente e a comitiva passavam, o tempo ia abrindo e permaneceu firme”, disse na ocasião Osmar Santos, presidente da FCCC.

Já o navio cargueiro Ever Given foi desencalhado nesta segunda-feira (29) do Canal de Suez, no Egito, segundo informou a Autoridade do Canal (SCA) à agência AFP. O navio de 400 metros de comprimento ficou preso no local por seis dias, bloqueando a rota entre a Europa e a Ásia.

“O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez, proclamou a retomada do tráfego de navegação no canal”, anunciou a autoridade em comunicado.

O navio conseguiu ser desencalhado do local após agentes de resgate da SCA e uma equipe da empresa holandesa Smit Salvage realizarem dragagens e escavações durante o final de semana. O desencalhe foi comemorado com buzinaços dos barcos ao redor.

Ao menos 369 embarcações esperam para passar pelo canal, incluindo dezenas de navios de contêineres, cargueiros de petróleo e de gás natural.

Com informações da coluna de Mônica Bergamo

Publicidade
Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR