Fura fila: Prefeito de Natal (RN) dá carteirada e anuncia que será o primeiro vacinado na cidade

Segundo Álvaro Dias (PSDB), que não faz parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, o gesto servirá para "dar o exemplo"

Reprodução
Escrito en BRASIL el

O prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias (PSDB), deu uma "carteirada" nesta terça-feira (19) e anunciou, durante coletiva de imprensa, que vai furar fila e ser o primeiro vacinado contra a Covid-19 na capital potiguar.

"Amanhã às 8h da manhã serei o primeiro paciente a receber a vacinação na cidade de Natal. Amanhã às 8h no Ginásio Nélio Dias", afirmou o chefe do Executivo municipal.

O tucano, entretanto, não faz parte do grupo prioritário para a vacinação contra a Covid definido no plano da própria cidade. Compõem este grupo idosos institucionalizados, como os que moram em asilos, indígenas e profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavórus.

Apesar de ser médico, Dias não atua na área há anos. Ao longo de 2020, encampou a campanha bolsonarista pela cloroquina, substância que não tem sua eficácia comprovada contra a Covid-19, incentivando o chamado "tratamento precoce" na cidade.

A cidade de Natal recebeu, esta semana, 12.235 doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Pegou mal

Após a repercussão negativa da notícia de que seria o primeiro vacinado, Álvaro Dias deu entrevista a uma rádio local informando que desistiu da ideia.

"Sou médico, sou do grupo de risco, estou em contato permanentemente com o hospital de campanha. Também me incluo no grupo dos profissionais de saúde que estão em contato e, portanto, sujeito a risco de contaminação. Mas tendo em vista que alguns grupos procuraram distorcer a disponibilidade que nós tivemos de ser o primeiro para dar o exemplo, resolvemos repensar e desistir", declarou.

*Matéria atualizada às 23h02, em 19/01/2021, para acréscimo de informação