Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de novembro de 2017, 12h51

Gabarito do Enem 2017 é divulgado; confira

O resultado só sairá em 19 de janeiro de 2018

Da Redação

O gabarito das provas do Enem foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) órgão do governo que é responsável pelas provas do maior vestibular unificado do Brasil. O resultado só sairá em 19 de janeiro de 2018. Clique aqui para ver o gabarito oficial do Enem 2017.

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair. Mas com o gabarito já é possível ter uma ideia de como o estudante se saiu.

Após a divulgação do resultado, será aberta a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para tentar ingressar nas universidades públicas, ou conseguir descontos em faculdades particulares por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos). Além disso, as notas do Enem servirão como base para a liberação de financiamento por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Veja também:  Glenn Greenwald chama Flávio Bolsonaro de corrupto e cobra Sérgio Moro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum