No rastro do óleo do Nordeste
08 de fevereiro de 2018, 18h45

Homofobia: ‘Esporte Interativo’ usa imagem de um veado para anunciar jogo do São Paulo

Emissora apelou para o uso pejorativo da palavra “veado” contra o time paulista, em um gesto claramente homofóbico, o que gerou revolta na torcida e no clube

Por Redação

Apesar de alguns avanços nos últimos anos, a homofobia é um problema que ainda persiste no futebol brasileiro. Algumas “brincadeiras” e apelidos aparentemente inocentes em um universo majoritariamente masculino continuam a atrasar um pensamento mais maduro no esporte. Foi exatamente este o problema apontado por torcedores e pelo próprio São Paulo Futebol Clube na noite desta quarta-feira (7) ao se depararem com uma postagem da emissora “Esporte Interativo”.

Pelas redes sociais, o canal anunciou a partida entre São Paulo e Bragantino com a imagem de um veado. O animal, já há alguns anos, é usado de forma pejorativa para xingamentos de cunho homofóbico contra a torcida são-paulina.

“O São Paulo FC lamenta que uma emissora com o alcance e a ambição do Esporte Interativo, que sempre recebeu tratamento profissional e cordial de todos os profissionais do clube, permita-se uma ofensa como essa à nossa instituição e a nossos torcedores. Pior: que faça isso tomando carona na inaceitável e retrógrada muleta do pensamento homofóbico, que a emissora deveria tentar extirpar do futebol. Tão logo tomou conhecimento do comentário feito pelo Esporte Interativo no Twitter, o SPFC entrou em contato para cobrar explicações e recebeu um pedido de desculpas e a explicação de um procedimento interno equivocado. O clube espera que o canal reveja sua postura para que esse episódio lamentável nunca mais se repita. O São Paulo FC torce para que o episódio se trate de um equívoco humano, de uma infeliz coincidência, e que não tenha a ver com uma postura homofóbica”, disse a assessoria do clube ao UOL Esporte.

Ao mesmo site, a emissora enviou uma nota pedindo desculpas.

“O Esporte Interativo admite que foi infeliz ao usar essa imagem para marcar o início dessa partida. Fazemos isso em várias outras ocasiões, inclusive utilizando o mesmo meme, mas ao perceber que a imagem gerou uma conotação negativa, ela foi retirada do ar imediatamente. O Esporte Interativo trata o esporte com descontração, mas jamais tem a intenção de ofender ninguém. Esse, é claro, não foi o intuito da pessoa que fez a postagem. Já nos antecipamos e pedimos desculpas caso alguém tenha se sentido desconfortável com a publicação”, escreveu o canal.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum