sexta-feira, 25 set 2020
Publicidade

Ibama confirma que óleo já atinge praias do Espírito Santo

O óleo que atinge o litoral nordestino desde o final de agosto também chegou ao Sudeste, de acordo com o Ibama. Até então, três municípios do Espírito Santo foram atingidos, todos localizados no Norte do estado. Equipes da Marinha e do Exército atuam na limpeza das praias e já recolheram cerca de 400 kg de material.

Nesta segunda (11), foram detectados pequenos fragmentos de óleo em Itaúnas e Bugia, localizadas em Conceição da Barra, mangue de Mariricu, Barra Nova e Urussuquara, em São Mateus, e Cacimbas, em Linhares. A praia de Guriri tem indícios leves, e conta com ações de limpeza em andamento. As praias atingidas até então ainda não foram interditadas para banhistas.

São Mateus, a menos de 100 quilômetros da divisa com a Bahia, foi o primeiro município capixaba a registrar o aparecimento do óleo. O rio Cricaré, que abastece também o município vizinho de Conceição da Barra, é uma das principais preocupações da prefeitura. Se for atingido, mais de 100 mil pessoas podem ficar sem água.

Outra região que corre perigo é a foz do Rio Doce, em Regência. De acordo com a prefeitura, o Sistema de Comando em Operações (SCO) de Linhares vai realizar o fechamento do local, para evitar que o petróleo atinja e contamine o estuário.

O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.