O que o brasileiro pensa?
31 de julho de 2020, 11h30

IBGE: 700 mil perdem emprego em uma semana e Brasil tem 79,6 milhões fora da força de trabalho

Em dois meses, entre maio e julho, número de trabalhadores remotos por causa da Covid-19 caiu pela metade, segundo o instituto

Desemprego - Foto: Arquivo)

A cada semana da pandemia do coronavírus, o desemprego no Brasil aumenta e aprofunda a crise econômica no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que entre os dias 5 e 11 de julho mais 700 mil pessoas ficaram desempregadas, elevando para 12,2 milhões o número de desocupados no país – uma taxa de 13,1% diante dos 12,3% da semana anterior.

No total, o número de trabalhadores estão fora da força de trabalho (que não estava trabalhando nem procurando trabalho no período pesquisado) já chega a 76,9 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios focada na pandemia do Coronavírus, a PNAD Covid-19 .

Desse grupo, 28,3 milhões disseram que gostariam de trabalhar. Destas, 19,2 milhões não buscaram ocupação devido à pandemia ou por falta de trabalho na localidade em que vive – equivalente a 68% das pessoas não ocupadas que não buscaram por trabalho e gostariam de trabalhar.

Covid-19
Segundo o estudo, o número de pessoas que estava trabalhando remotamente por causa do Coronavírus diminuiu de 8,3 milhões (ou 10,1% da população ocupada) para 7 milhões (8,6%). Em dois meses, o número de trabalhadores remotos por causa da Covid-19 caiu pela metade – eram 16,6 milhões de pessoas nessa situação em maio. No total, 71,1 milhões estão ocupados no Brasil.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags