Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de agosto de 2018, 11h15

Jungmann pede esclarecimentos à PF sobre ação contra professor da UFSC

Segundo o inquérito, o professor Aureo Moraes teria atentado contra a honra da delegada Erika Marena, responsável pela prisão que levou ao suicídio do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier; Jungmann pede esclarecimentos

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, pediu esclarecimentos à Policia Federal sobre o inquérito aberto contra o professor de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Aureo Mafra de Moraes. Segundo o inquérito, o professor teria atentado contra a honra da delegada Erika Marena, responsável pela prisão que levou ao suicídio do ex-reitor da instituição Luiz Carlos Cancellier. Até o momento não há provas de que Cancellier tenha cometido irregularidades.

O inquérito contra Aureo foi aberto após ele conceder entrevista tendo ao fundo cartazes que criticavam a prisão do ex-reitor e a condução das investigações. A PF abriu inquérito contra ele, ainda que Aureo não tenha citado a delegada em seu pronunciamento. A repercussão do caso gerou críticas até mesmo no Supremo Tribunal Federal (STF) – a PF é acusada de querer sufocar posições contrárias à sua atuação.

Segundo a assessoria do Ministério da Segurança Pública, o caso já vinha sendo analisado, mas que  “diante da repercussão e das manifestações de autoridades e instituições”, o ministro resolveu pedir explicações à PF sobre a abertura do inquérito.

Veja também:  “The Guardian” chama Bolsonaro de “segundo Trump” e critica “retórica ofensiva” do brasileiro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum