O que o brasileiro pensa?
27 de junho de 2018, 17h30

Lewandowski proíbe governo de privatizar estatais sem autorização do Congresso

Liminar atende a uma ação direta de inconstitucionalidade da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Com isso, ficam suspensas as privatizações de estatais de capital aberto no país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, concedeu nesta quarta-feira (27) uma liminar que proíbe o governo federal de privatizar empresas estatais, como a Petrobras,a  Eletrobras e Banco do Brasil, sem a autorização do Congresso.

A decisão atende a uma ação direta de constitucionalidade da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) que questiona as recentes privatizações e tentativas de privatizações do governo. Com isso, na prática, ficam suspensas as privatizações de estatais de capital aberto no país.

Na liminar, Lewandowski chama a atenção para o risco que a recente onda de privatizações oferece ao país. “Há, com efeito, uma crescente vaga de desestatizações que vem tomando corpo em todos os níveis da Federação, a qual, se levada a efeito sem a estrita observância do que dispõe a Constituição, poderá trazer prejuízos irreparáveis ao país”, escreveu.

A decisão, que é provisória, ainda precisa ser julgada no plenário do STF, mas ainda não há data para isso acontecer.

*Com Agência Brasil


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum