Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de fevereiro de 2019, 21h15

Lula dá conselho a trabalhadores da Ford para evitar fechamento da fábrica em São Bernardo

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entre 1975 e 1981, Lula sugere que os trabalhadores pressionem o governo para proibir a importação de produtos fabricados pela Ford em outros países; fechamento da fábrica em São Bernardo levará à demissão de mais de 3 mil funcionários

Lula em assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC durante greve nos anos 70 (Reprodução)

O ex-presidente Lula, nesta segunda-feira (25), deu um conselho aos trabalhadores da montadora Ford de São Bernardo do Campo (SP). A empresa norte-americana anunciou que, devido à crise financeira e condições desfavoráveis no Brasil, vai fechar a histórica fábrica no ABC Paulista. Até novembro deste ano, mais de 3 mil funcionários devem ser demitidos.

Para Lula, que presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entre 1975 e 1981, protagonizando as duas maiores greves da história da categoria, os trabalhadores devem se mobilizar para que o governo proíba a importação de produtos produzidos pela Ford em outros países.

“Uma das formas dos trabalhadores da Ford lutarem contra o fechamento da fábrica em São Bernardo é pressionar o governo a proibir a importação de produtos da empresa fabricados em outro país”, sugeriu o ex-presidente. O conselho de Lula foi reproduzido em sua conta oficial do Twitter.

Na semana passada, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, atualmente presidido por Wagner Santana, recebeu a confirmação de que terá uma reunião com direção mundial da Ford, em Dearborn, Michigan (EUA), para discutir o futuro da fábrica de São Bernardo do Campo. A reunião foi solicitada pela direção do sindicato, logo após ser surpreendida pelo anúncio de fechamento da planta.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum