Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de fevereiro de 2018, 19h43

Lula se encontra com hansenianos que foram amparados em seu governo: “Dia mais feliz do ano”

Lula foi o primeiro presidente a receber hansenianos no Palácio do Planalto e promulgou uma lei que concede pensão vitalícia a todos os brasileiros acometidos pela doença e que foram submetidos ao isolamento compulsório. "Lula, o seu coração é grande", disse um dos presentes. Assista

Foto: Ricardo Stuckert

Pouca gente sabe, mas Lula foi o primeiro presidente do Brasil a receber hansenianos no Palácio do Planalto. Nesta quarta-feira (21), o petista reencontrou parte do grupo que recebeu no ano de 2007. Em vista a Betim (MG), Lula passou por uma antiga colônia e foi aclamado por 100 pessoas que sofrem da doença.

“Os hanseianos do país são solidários ao senhor porque tiveram vez no seu governo. Esse povo que está aqui ganhou dignidade”, disse um dos presentes, José Augusto da Silva.

A Lei n º 11.520, promulgada em setembro de 2007, durante o governo Lula, ampara todos os brasileiros submetidos ao isolamento compulsório em hospitais-colônia até 1986, concedendo-lhes uma indenização na forma de pensão vitalícia.

No encontro, Lula se disse orgulhoso por ser o primeiro presidente do país a receber os hansenianos. Esse está sendo meu dia mais feliz em 2018. Volto pra casa hoje com a certeza que vocês são a razão pela qual eu continuo na luta. O ódio que eles demonstram todo dia é porque nós tivemos a capacidade de permitir que um filho de hanseniano vá pra faculdade”, afirmou.

“Lula, o seu coração tão grande fez com que leprosos de todo o Brasil fossem recompensados com uma ajuda muito importante. Neste momento de gratidão, quero pedir que Deus derrame bênçãos sobre Lula para que tenhamos ele na presidência outra vez”, disse, emocionado, outro brasileiro acometido pela doença que foi amparado pela lei promulgada no governo do ex-presidente.

Confira abaixo como foi o encontro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum