Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de fevereiro de 2020, 09h06

Macunaíma e Os Sertões: conheça a lista integral do livros proibidos em Rondônia

O governo estadual determinou o recolhimento de 43 obras alegando “conteúdos inadequados às crianças e adolescentes”

Capa de "Macunaíma" (Reprodução/TV Globo)

Importantes obras nacionais e internacionais estão na lista dos livros que a secretaria estadual de Educação de Rondônia, governada pelo bolsonarista coronel Marcos Rocha (PSL), quer ver longe das bibliotecas escolares. Ao todo, o governo estadual determinou o recolhimento de 43 obras alegando “conteúdos inadequados às crianças e adolescentes”.

Entre os autores censuradas, estão Caio Fernando Abreu, Carlos Heitor Cony, Euclides da Cunha, Ferreira Gullar, Nelson Rodrigues, Rubem Fonseca, Edgar Allan Poe, Mário de Andrade e Franz Kafka. Obras que se tornaram grandes marcos da literatura brasileira, como “Macunaíma”, “Os Sertões” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, serão proibidas nos colégios de Rondônia.

No final da lista, a secretaria de Educação diz ainda que “todos os livros de Rubem Alves devem ser recolhidos”. Junto com Paulo Freire, o autor é considerado um dos principais pedagogos da história do Brasil e também atuou na fundação da “teologia da libertação”.

O documento que comunicava a censura, estava em nome do secretário de Educação, Suamy Lacerda de Abreu. Ele afirmou, a princípio, que a lista se tratava de fake news. No entanto, ao ser confrontado com o documento, disse que não tinha conhecimento da medida e que mandaria suspender o recolhimento dos livros.

Confira a lista dos livros “inadequados“.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum