#Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de outubro de 2019, 20h17

Mais de 100 praias nordestinas já foram atingidas por vazamento de petróleo e Bolsonaro continua calado

Nove estados da região Nordeste foram atingidos pelo petróleo que começou a aparecer na costa no início de setembro

Foto: Reprodução/Adema

Praias de nove estados da região Nordeste já foram atingidas pelo petróleo que começou a aparecer na costa no início de setembro. De acordo com o Ibama, já são quase 130 praias atingidas em todo o Nordeste. No entanto, mesmo com a dimensão dessa nova tragédia ambiental, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

A Bahia foi o último estado da região a ser afetado pelas manchas. No extremo Norte do litoral baiano, há pelo menos três pontos de contaminação, sendo que dois ficam nas praias do Coqueiro e de Mangue Seco, nos municípios de Jandaíra e Conde.

Até agora, a Marinha não soube informar ainda o tamanho da área atingida e de onde veio o material, mas informou que está coletando amostras do óleo para análise no Instituto do Meio Ambiente Paulo Moreira.

Barraqueiros, jipeiros, representantes de ONGs, turistas e moradores têm se mobilizado para limpar as praias. Em comunicado, o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) alertou para os riscos de contaminação trazidos pela substância. O órgão esclarece que o material é classificado como Classe D pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), categoria que inclui também resíduos perigosos como tintas, solventes e outros óleos.

Com informações do O Globo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum