Martha Rocha, primeira Miss Brasil, morre aos 87 anos

Baiana morreu em Niterói, no Rio, vítima de um infarto fulminante. "Foi um descanso", diz um de seus filhos

Reprodução
Escrito en BRASIL el

A baiana Martha Rocha, primeira Miss Brasil, morreu aos 87 anos neste sábado (4), em Niterói, no Rio de Janeiro. De acordo com um de seus três filhos, Álvaro Piano, ela foi vítima de insuficiência respiratória seguida de infarto.

"A vida dela foi muito sofrida nos últimos anos, ela estava acamada há muito tempo e não conseguia andar. Morreu sem muito sofrimento. Ela já estava cansada. Rodeado de pessoas que cuidavam dela. Esses últimos meses a gente só se falava através de contatos telefônicos. Sinto falta da minha mãe, mas ela descansou", disse Álvaro, em entrevista ao G1. A ex-miss vivia em uma casa de repouso em Niterói há um ano e meio.

Martha foi eleita Miss Brasil em junho de 1954, em concurso realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis. Na época, ela dizia ter 18 anos, mas o filho afirmou que a miss tinha 21 e queria parecer mais nova.

No mesmo ano, Martha concorreu para Miss Universo e ficou em segundo lugar, atrás da estatunidense Miriam Stevenson. Na época, criou-se um boato de que a baiana teria perdido por conta de "duas polegadas" de quadril - história que ela mesma negou em entrevistas.

"A mamãe contava uma história também que parece que, no concurso no anterior, a miss Estados Unidos tinha sido meio injustiçada. As moças achavam que naquele ano da minha mãe eles iam fazer uma espécie de compensação, né? Então minha mãe conta que se falava isso nos bastidores", comentou o filho.