sábado, 24 out 2020
Publicidade

Meritocracia: Sobrenome não garante emprego, diz Luciana Salton diretora da vinícola Salton

Diretora-executiva na vinícola da família, Luciana Salton diz que só assumiu o cargo "depois de me formar em administração e ter trabalhado em outras empresas". "Meritocracia como ideologia de legitimidade", comentou professor de Economia

Diretora-executiva, ao lado de dois primos, da centenária vinícola que leva seu sobrenome, Luciana Salton, deu exemplo do que a elite brasileira vê como meritocracia em depoimento a Adriana Dias Lopes, na revista Veja.

“Temos um lema entre nós, quase um mantra: sobrenome não garante emprego. Estou aqui, na posição que ocupo, porque quis e me preparei para isso”, afirmou ela, que diz ter passado a “adolescência vivendo as férias na loja da Salton, em São Paulo, vendo meu pai, Ângelo, trabalhar”.

Segundo a executiva, ela “nunca foi obrigado a nada” e só assumiu assumiu o posto de comando na empresa fundada há quatro gerações “depois de me formar em administração e ter trabalhado em outras empresas”.

A declaração ganhou as redes como exemplo de como se “usa a meritocracia como ideologia de legitimidade”, segundo o professor Flavio Comim, professor de Economia da Universidade Ramon Liull, em Barcelona.

“Não ria apenas da contradição. Veja como o pessoal usa a meritocracia como ideologia de legitimidade. Mais ainda: veja como o sistema educacional atual é uma fábrica de desigualdades. E por fim: veja como eles buscam ‘distinção'”

A deputada Fernanda Melchionna, candidata a prefeita de Porto Alegre pelo PSOL, afirmou que “reconhecer privilégios é urgente”.

“Luciana Salton diz que sobrenome não garante emprego, mas durante a adolescência passava as férias na loja da Salton vendo o pai trabalhar. Talvez ela não saiba que a maioria do povo não herdou uma vinícola, não tem férias, e sequer tem pai. Reconhecer privilégios é urgente”, tuitou.

Veja mais repercussões na rede

Plinio Teodoro
Plinio Teodoro
Plínio Teodoro Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.