Ministério da Saúde confirma quarto caso de coronavírus no Brasil

A paciente é uma menina de 13 anos que viajou à Itália. Apesar do teste positivo, a jovem não apresentou sintomas

Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) no Aeroporto Internacional Tom Jobim- Rio Galeão (Foto: Agência Brasil)
Escrito en BRASIL el

O secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, confirmou nesta quinta-feira (5) o quarto caso do novo coronavírus no Brasil. A pasta havia informado mais cedo que o país estava com apenas três confirmados. O quarto teste, que também deu positivo, não estava sendo contabilizado pois a paciente não apresentou sintomas da doença.

A paciente é uma menina de 13 anos que viajou recentemente à Itália. Seu caso entrou na lista de confirmados pois, além do teste positivo, a jovem esteve em um local de provável infeccação, já que a Itália é hoje um dos países mais afetados pela epidemia.

Além disso, especialistas consideram que os sintomas da paciente podem ter sido mascarados, já que ela precisou ser medicada na Itália após uma lesão. Dessa forma, ainda há chances de a jovem desenvolver os sintomas.  A adolescente retornou ao Brasil no último domingo, 1º de março.

"Vinte e cinco por cento das crianças e dos adolescentes até 17 anos não apresentam sintomas, então isso já é esperado. Na China (isso) aconteceu, há vários artigos publicados, então isso já é esperado. A dúvida que paira é: ela não desenvolveu porque estava tomando anti-inflamatório e antipirético, ou seja, para baixar a febre, ou ela está no período de incubação e vai desenvolver (sintomas) ao longo do tempo?", questionou Wanderson.

Até a manhã desta quinta, o Ministério da Saúde confirmou que 531 suspeitos são monitorados no país e outros 315 casos já foram descartados por exame laboratorial.