Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de janeiro de 2019, 16h38

Morre ex-desembargador de Santa Catarina Lédio Rosa de Andrade

Magistrado era amigo de infância de Luiz Carlos Cancelier de Olivo, ex-reitor da UFSC, que se matou após investigação desastrada da Polícia Federal e setores do Judiciário sobre supostas irregularidades na universidade

Foto: Reprodução/YouTube

O desembargador aposentado Lédio Rosa de Andrade, 60 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (29), em Florianópolis (SC). Amigo de infância de Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se suicidou em 2017, após investigação desastrada da Polícia Federal e setores do Judiciário sobre supostas irregularidades na universidade, o magistrado não se conformou com os rumos que a apuração do caso tomou.

Por isso, desabafou em um emocionado discurso, durante a cerimônia em homenagem a Cancellier.

Fórum terá um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Em entrevista exclusiva à Fórum, uma semana após a morte de Cancelier, Lédio Rosa de Andrade não mediu palavras para definir sua revolta: “Hoje, tenho mais medo dos fascistas do que no tempo da ditadura. Mas esse medo não me paralisa, ao contrário, me incentiva a atuar, a denunciar, a conclamar pela união dos democratas para que parem o avanço da barbárie. De fato, eles estão de volta. Nós democratas já os vencemos e vamos vencê-los de novo”.

Depois da aposentadoria, ele foi candidato ao Senado pelo PT, nas eleições de 2018.

Juiz mais jovem

Professor de Direito na UFSC, por 35 anos atuou no Poder Judiciário. Também era escritor de 19 livros e tinha formação em Psicologia.

Aos 23 anos, tornou-se o juiz mais jovem do Brasil. Magistrado de carreira, começou suas atividades em 1982, na comarca de Araranguá. Atuou, ainda, em Chapecó, Tangará, Ibirama, Campos Novos, Tijucas, Criciúma e Tubarão.

Na UFSC, fez a graduação em Direito e Psicologia pela Unisul, com ênfase em Psicanálise e saúde do trabalhador. Tinha mestrado em Direito na UFSC, doutorado e pós-doutorado em Direito no Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais, na Universidade de Barcelona, doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona (Espanha).

Natural do município de Tubarão, no Sul do Estado, Lédio Rosa de Andrade morreu em sua residência, na capital catarinense.

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum