quarta-feira, 23 set 2020
Publicidade

Mortes provocadas por ação policial aumentam 20,1% no país em 2018

A letalidade policial no Brasil em 2018 aumentou 20,1% e alcançou 6.220 casos, o que equivale a 17 assassinatos por dia. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A tendência é que esses números aumentem, em consequência das políticas do governo de Jair Bolsonaro e caso o pacote anticrime elaborado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, seja aprovado pelo Congresso.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Já o número de homicídios no geral no país registrou 57.341 durante 2018, o que representa 157 casos por dia. Houve uma queda de 10,4% em relação aos números de 2017, ano em que a disputa entre facções fez a violência quebrar recordes.

Os dados são contabilizados pelo Fórum a partir dos registros policiais de cada estado e levam em consideração casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), latrocínios (roubo seguido de morte), lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

“A queda retoma o patamar anterior a 2014, que já era alto. A redução, então, não significa que conseguimos mudar a situação de forma significativa, mas que a crise vista em 2016 e 2017 foi em parte superada”, justifica o sociólogo Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.