Nath Finanças é cobrada após fala de fundadora do Nubank e rebate: “Só existia eu na bancada?”

"Você cobra posicionamento da pessoa que apanhou ou de quem bateu?", questiona a influenciadora

A administradora e criadora de conteúdo sobre educação financeira para baixa renda, Nath Finanças, foi às redes sociais nesta quarta-feira (21) se defender das críticas que tem sofrido após sua participação como entrevistadora no Roda Viva. A influenciadora está sendo cobrada sobre a fala da cofundadora do Nubank sobre contratação de pessoas negras.

A cofundadora da empresa, Cristina Junqueira, afirmou na entrevista que é “difícil” contratar negros e que processos seletivos do banco não podem “nivelar por baixo“. O comentário foi feito à jornalista Angelica Mari, da Forbes Brasil.

Nas redes, internautas têm pressionado um posicionamento da influenciadora Nath Finanças por ela ter sido a única pessoa negra convidada para participar do programa. “Você cobra posicionamento da pessoa que apanhou ou de quem bateu?”, rebateu a administradora no Twitter.

Em vídeos no Instagram, Nath Finanças fez um desabafo sobre as críticas e disse que ela não era a única da bancada do Roda Viva a ter conhecimento sobre racismo estrutural. Além disso, ela diz que sua preocupação era outra no momento da entrevista.

“Só existia eu na bancada? Claro, só eu de pessoa negra, mas só eu que sabe que existe racismo estrutural? Não, não tinha só eu. Eu fiquei muito triste, foi muito lamentável rever a entrevista. Eu tava tão preocupada em não errar, em fazer uma boa pergunta, que passou despercebido”, desabafa.

“As pessoas gostam de cobrar posicionamento das pessoas negras. É como cobrar posicionamento da pessoa que apanhou. Eu to sempre cobrando por trás, nos bastidores, me posicionando”, continua a influenciadora.

Em seguida, Nath Finanças faz um apelo aos gerentes e empresários. “Você, que tem uma posição de líder na sua empresa ou na empresa que trabalha, saia da sua zona de conforto, se posicione. Não só em novembro no dia da Consciência Negra. Assim que tem mudanças na nossa vida e no país. Existem pessoas negras capacitadas sim, as pessoas que não querem contratar a gente”, finaliza.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.