Navio chinês com casos suspeitos de coronavírus atracará no Porto de Santos

O navio vem de Singapura e passou por diversas cidades chinesas nos últimos 30 dias

Porto de Santos (Divulgação)
Escrito en BRASIL el

O navio de bandeira chinesa Kota Pemimpin que leva dois tripulantes com sintomas suspeitos de coronavírus vai atracar no Porto de Santos, em São Paulo, nesta segunda-feira (17). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que vai tomar as precauções necessárias e investigar o estado de saúde dos tripulantes ainda a bordo.

O Kota Pemimpin vem de Singapura e já passou por Xangai, Ningbo, Yantian e Hong Kong. Segundo informações da Anvisa, o capitão do navio encaminhou ao órgão, na sexta-feira (14), a documentação exigida para a atracação no Porto de Santos. Após a análise do pedido, chamado de Livre Prática, foi possível verificar a presença de dois casos suspeitos de coronavírus entre os tripulantes.

Em nota, a Anvise informou que, "por precaução e em observância ao dever de cautela exigido pelo atual cenário epidemiológico global, será feita a Livre Prática a bordo para verificação das condições de saúde dos tripulantes e higiênico-sanitárias da embarcação”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos também disse em nota que a rede municipal está preparada para atender casos suspeitos da doença e, na quarta-feira (12), participou de um simulado no cais santista organizado pela Anvisa.

Greve dos caminhoneiros

A presença do navio chinês no Porto de Santos fez com que a Justiça Federal proibisse, em caráter provisório, o Sindicam (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Autônomos) de bloquear o acesso ao Porto na segunda-feira (17). Caminhoneiros autônomos fizeram uma assembleia em Santos no sábado (15) anunciando a paralisação.

A decisão judicial, proferida pelo juiz Roberto da Silva Oliveira, afirma que o bloqueio poderia inviabilizar ou atrapalhar uma operação da Codesp, agendada também para a segunda, que tem o objetivo de evitar uma possível proliferação do coronavírus “com possível contágio de tripulantes em navio que atracou em portos chineses”.