Nazista em Caruaru: jovem com braçadeira de suástica é expulso de shopping; veja vídeo 

"É a minha liberdade", disse o rapaz ao ser abordado por clientes e seguranças; apologia ao nazismo é crime 

Um rapaz em Caruaru (PE) achou que seria uma boa ideia circular por um shopping da cidade, nesta quinta-feira (17), usando uma braçadeira com uma suástica nazista. Não foi. Clientes se sentiram incomodados e acionaram os seguranças, que expulsaram o jovem do centro de compras.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o simpatizante do regime de Adolf Hitler é abordado por clientes e seguranças do Caruaru Shopping. “É a minha liberdade”, disse ele, enquanto um homem, revoltado, afirmava: “Quer ficar famoso, esse merda. Não sabe nem que porra é essa. Seu merda”.

Publicidade
Publicidade

No Brasil, fazer apologia ao nazismo, ostentando suásticas, é crime previsto na Lei 9.459/97, com pena de reclusão de um a três anos e multa.

Notícias relacionadas

Em nota de esclarecimento publicada nas redes sociais, a administração do Caruaru Shopping informou que está “estarrecida” com o ocorrido e que repudia “toda e qualquer apologia ao movimento nazista”.

Publicidade

“Não compactuamos e não aceitamos. Assim que tomamos conhecimento do caso, expulsamos de imediato o usuário das nossas dependências. Estamos investigando e tomando todas as medidas cabíveis”, diz a nota.

Assista.

Publicidade
Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR