PARAÍBA

Reitor bolsonarista da UFPB entra como cotista para cursar engenharia de produção na universidade

Gouveia foi nomeado reitor pelo presidente Jair Bolsonaro em 2020. A chapa em que ele estava foi a menos votada na consulta pública

Escrito en BRASIL el

O reitor Valdiney Gouveia, nomeado em 2020 por Jair Bolsonaro (PL) para comandar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi aprovado para cursar graduação em engenharia de produção na instituição como cotista de escola pública. Ele fez 638,9 pontos.

Gouveia já é formado em psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e direito pela Unipê. Além disso, é especialista em psicometria e tem mestrado e doutorado em psicologia social. Ele atua na UFPB como professor titular na área de psicologia. 

Nas redes sociais, ele publicou uma foto de sua documentação que prova que estudou em escola pública e o certificado de conclusão do, na época, 2º grau, hoje ensino médio. "Naquela época o estudante de escola pública à noite, no máximo, via no inglês o verbo “tu-bi” no presente, forma afirmativa; então tínhamos as disciplinas de O.S.P.B. e Moral e Cívica", escreveu.

Conforme o regimento da UFPB e o do Sisu, não há nenhum impedimento legal para essa situação. No entanto, para o Sindicato de Professores da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB), o uso da cota não é justo, já que o reitor pode estar "tirando a vaga" de alguém que precisa e está começando a sua vida.

"Ser cotista é pra quem necessita da cota, uma forma de reparação de inúmeras injustiças sociais cometidas pelo Estado. Será que esse sujeito, sendo professor titular da UFPB e reitor, ainda nas condições que se deram, sem o aval da comunidade universitária, precisa de cota para fazer uma segunda graduação?", questionou. 

Chapa menos votada na lista tríplice

Gouveia foi nomeado reitor da UFPB pelo presidente Jair Bolsonaro em 2020. A chapa em que ele estava ficou em terceiro lugar na lista tríplice, sendo a menos votada na consulta pública.

As professoras Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, candidatas aos cargos de reitora e de vice-reitora respectivamente, pela Chapa 2, denominada “Inovação com inclusão”, venceram com soma ponderada e normalizada de 964,518.

A Chapa 1 (UFPB em primeiro lugar), encabeçada pelos professores Isac Almeida de Medeiros e Regina Celi Mendes Pereira da Silva, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3 "Orgulho de ser UFPB" , liderada pelos docentes Valdiney Veloso Gouveia e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496.