ELEIÇÕES 2024

Datafolha em Fortaleza mostra empate técnico entre André Fernandes e Evandro Leitão

Primeiro levantamento do instituto no segundo turno aponta disputa acirrada entre PL e PT na capital cearense; confira os números

Evandro Leitão e André Fernandes repetem duelo Lula X Bolsonaro em Fortaleza (CE)Créditos: Junior Pio/Alece e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (10) sobre a disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE) mostra empate técnico entre o deputado federal André Fernandes (PL) e o deputado estadual Evandro Leitão (PT).

Fernandes aparece com 47%, enquanto Leitão tem 45% de intenções de voto. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão em situação de empate técnico. O levantamento é o primeiro do instituto sobre o segundo turno na capital cearense. Votos em branco e nulos são 6% e indeciso são 2%.

André Fernandes terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 40,2% dos votos válidos, enquanto Evandro Leitão obteve 34,33%.

A sondagem foi realizada entre 8 e 9 de outubro, com 826 entrevistas em Fortaleza e foi contratada pelo jornal O Povo. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-03752/2024.

Gênero e religião

Em termos de recorte de gênero, Fernandes lidera no eleitorado masculino, com 52% contra 40% de Leitão. No segmento feminino, o cenário se inverte, com o candidato do PT superando o do PL por 48% a 41%.

Já no quesito religião, Evandro Leitão tem 54%, superando André Fernandes, que tem 38%. Entre os evangélicos, o candidato do PL lidera com folga, obtendo 69% contra 22% do petista.

Apoios no segundo turno da disputa em Fortaleza

O atual prefeito José Sarto (PDT), terceiro colocado com 11,75%, disse que realizou reuniões com aliados para poder definir se vai apoiar Leitão, Fernandes ou se manter neutro. Nesta quinta-feira, o presidente nacional da legenda André Figueiredo (CE) emitiu uma nota pública defendendo a neutralidade, pontuando que seria a "postura mais adequada".

Quarto colocado no primeiro turno com 11,4%, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) vai anunciar seu posicionamento no segundo turno nesta sexta-feira (11). "Uma decisão importante e vital precisa ser tomada com segurança e responsabilidade", escreveu nos stories de seu perfil no Instagram.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar