Assembleia Legislativa do Amazonas aprova lei para condecorar Jair Bolsonaro

Deputados estaduais amazonenses ignoraram tragédia da pandemia no Estado e resolvem homenagear presidente da República

Foto: Assembleia Legislativa do Amazonas
Escrito en BRASIL el

Por Mário Adolfo Filho

MANAUS | Um dia depois do Amazonas atingir 2.903 mortes por milhão e aparecer em 1º no ranking como estado com mais vítimas de Covid-19 a cada milhão de habitantes, os deputados estaduais resolveram homenagear Jair Bolsonaro (sem partido). Com apenas um voto contrário, a Assembleia Legislativo do Estado do Amazonas (ALE-AM) concederá o título de ‘cidadão amazonense’ ao presidente.

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PSL), filiado ao antigo partido do presidente e defensor ferrenho de Bolsonaro na tribuna do parlamento amazonense.

“O governo federal vem fazendo a sua parte e continua distribuindo vacinas para o Estado do Amazonas. Muitos criticam e essas críticas se resumem as falas do presidente, mas as ações efetivas do governo federal estão aí para todos olharem, para todos lerem”, defendeu Péricles. 

De 24 deputados estaduais, 19 foram favoráveis. Joana Darc (PL), Sinésio Campos (PT) e Angelus Figueira (DC) faltaram à sessão e não votaram, enquanto Dermilson Chagas (Podemos) se absteve. Serafim Corrêa (PSB) foi o único voto contrário à homenagem ao presidente. Ele aproveitou para criticar o parlamento.

“Eu votarei contra esse projeto. O presidente Bolsonaro não tem sido amigo da Amazônia, não tem sido amigo do Amazonas e nem de Manaus. Ele subestimou a pandemia, ele não comprou vacina quando era pra comprar, seu ministro negligenciou na crise do oxigênio. Tudo isso tem trazido sofrimentos para o nosso povo. A Zona Franca vive sendo atacada e seu ministro Paulo Guedes faz cara de paisagem. Eu não posso, portanto, votar a favor desse projeto”, criticou Serafim.

Nas redes sociais da Assembleia Legislativa, a maioria dos internautas atacou o deputado autor da proposta e a própria Casa. “Isso lá tem relevância? Qual o ganho disso pro povo? Deputado: larga mão de lamber o fascista-mor. Nosso povo está morrendo doente, passando fome”, comentou o amazonense Márcio Lira. “A biografia de todos que apoiaram isso, está manchada”, completou o seguidor Lucas Nicoletti.

Como votaram os deputados:

Contra

Serafim Corrêa (PSB)

Abstenção

Dermilson Chagas (Podemos)

Favoráveis

Tony Medeiros (PSD)

Wilker Barreto (Podemos)

Roberto Cidade (PV)

Delegado Péricles (PSL)

Dr. Gomes (PSC)

Ricardo Nicolau (PSD)

Saullo Vianna (PTB)

Belarmino Lins (PP)

Adjuto Afonso (PDT)

João Luiz (Republicano)

Carlinhos Bessa (PV)

Faltosos

Joana Darc (PL) - licença maternidade

Sinésio Campos (PT) 

Angelus Figueira (DC)