QUESTÃO FUNDIÁRIA

VÍDEO: Agricultores são atacados por homens armados em Anapu, no Pará

O Ministério Público Federal determinou “urgência” na segurança das famílias devido ao “acirramento do conflito local” e “ameaças com armas de grosso calibre”

VÍDEO: Agricultores são atacados por homens armados em Anapu, no Pará.
Escrito en BRASIL el

Famílias de agricultores que vivem em um lote em Anapu, no sudoeste do Pará, às margens da rodovia Transamazônica, foram alvo de ataques de um grupo de homens fortemente armados. O Ministério Público Federal (MPF) determinou que sejam realizadas investigações para se apurar as denúncias. 

Além do MPF, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária foram acionadas para que tomem medidas no local com urgência para que a integridade física das famílias seja resguardada. 

As famílias de agricultores que foram alvos de ataques vivem em um lote que está em disputa com grileiros. Trata-se do lote 96, da Gleba Bacajá. De acordo com a denúncia, o ataque ocorreu nesta quarta-feira (11) por homens que alegavam cumprir decisão judicial de reintegração de posse, porém, os processos de reintegração de posse estão suspensos em todos o Brasil por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). 

No caso específico das terras em disputa em no lote 96, trata-se de uma área pública federal e o pretenso dono teve o título da propriedade cancelado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a pedido do MPF, em ação civil pública. 

A área está em processo de se tornar um assentamento de reforma agrária e já foi feita vistoria do imóvel com posterior confecção de um laudo agronômico de fiscalização. Uma das lideranças das famílias que vivem no lote em questão está no programa de proteção a defensores de direitos humanos por causa de ameaças contra a sua a vida. 

Em seu despacho, o MPF pediu urgência na proteção às famílias que vivem no assentamento "devido ao acirrado do conflito" e informou a situação para o Ministério Púbico do Estado do Pará (MPPA) com envio de ofícios ao promotor de Justiça de Anapu e para a promotoria agrária em Altamira. 

Também foram pedidas providências à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará (Segup) e à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para que reforce a segurança do local. 

No vídeo é possível ver casas queimadas, pessoas em desespero e uma denúncia de que alguns dos assentados foram feitos de refém pelos homens. Também é possível ver um carro com homens armados que tentam intimidar as pessoas do lote.

A região de Anapu se tornou mundialmente conhecida quando, em 2005, a missionária da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Dorothy Stang foi assassinada com seis tiros em uma emboscada no assentamento Esperança.