AMAZÔNIA

Caso Bruno Pereira e Dom Phillips: equipes encontram sinais de escavação em área de busca

Segundo o Corpo de Bombeiros, os relatos afirmam que se trata de terra batida e como "se algo tivesse sido enterrado" bem fundo

Caso Bruno Pereira e Dom Phillips: equipes encontram sinais de escavação em área de busca.Créditos: Montagem/Reprodução/Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

Voluntários que ajudam as equipes de busca informaram que encontraram sinais de escavação às margens do Rio Itaquaí, local por onde Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos navegando. O servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o jornalista inglês estão desaparecidos desde domingo (5). 

Neste momento, as buscas por Pereira e Phillips estão concentradas em uma área abaixo da Comunidade Cachoeira, em Atalaia do Norte. Na manhã desta sexta-feira (10), mergulhadores do Corpo de Bombeiros, agentes da Polícia Militar, Defesa Civil, do Exército e da Marinha se concentraram na região. 

"A gente não pode dizer que tem vestígio concreto no local, mas vamos verificar a situação para ver se realmente tem alo ali que possa identificar os dois desaparecidos. O relato é de 'terra batida' [mexida, cavada], como se alguém tivesse cavado algo, enterrado alguma coisa, jogado barro no fundo. Vamos fazer uma varredura no fundo para ver se encontra algo", declarou o subtenente do Corpo de Bombeiros, Geonivam de Amorim Maciel. 

Segundo uma testemunha ouvida pela Polícia Civil do Amazonas, Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos navegando perto da Comunidade Cachoeira. No mesmo local e horário, segundo a mesma testemunha, também foi visto o homem identificado como Amarildo da Costa de Oliveira, com uma segunda pessoa em uma lancha do suspeito. Conhecido como "Pelado", Amarildo é investigado pelo desaparecimento de Pereira e Phillips. 

De acordo como delegado de Atalaia do Norte, Alex Perez, a testemunha afirma ter visto o momento em que Bruno Pereira e Dom Phillips passaram e, logo em seguida, Amarildo e essa segunda pessoa, na lancha. 

"De ontem [quarta] para hoje [quinta] ouvimos mais duas testemunhas. Uma delas, em viagem à sede do município, nas proximidades da Comunidade Cachoeira, próximo ao lago da Ipuca, presenciou o momento em que Dom e Bruno passaram por ele em outra embarcação. E, minutos depois, cerca de dois e três minutos, viu também o Amarildo acompanhado de outra em outra embarcação passando por ele também. E seguindo viagem em direção a sede do município e em determinado momento viu a embarcação de Amarildo, só que dessa vez ele estava sozinho", revelou Perez. 

 

Preso na Amazônia suspeito de envolvimento no desaparecimento

 

Foi preso pela Polícia Militar, no Amazonas, na manhã desta quarta-feira (8), um homem suspeito do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips.

"Ele estava fazendo, nesse momento, uma ameaça à equipe dos indígenas que estava em busca. Isso foi considerado um flagrante”, afirmou a jornalista.

Havia, de acordo com a reportagem, pressão para que ele fosse solto, por não haver prova de envolvimento no crime, mas ele foi preso em flagrante pelas sucessivas ameaças que já fez a indígenas da região.

 

Vistos pela última vez no domingo

 

Bruno e Phillips foram vistos pela última vez quando chegaram à comunidade São Rafael por volta das 6h de domingo.

Eles conversaram no local com a esposa do líder comunitário apelidado de 'Churrasco'. De lá, eles partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas, mas não chegaram ao destino. A previsão era que eles chegassem ainda no domingo entre 8h e 9h.

"Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas", diz o texto divulgado pela Univaja, na segunda-feira.