O jornalista Wellington Júnior foi detido ao vivo enquanto fazia uma reportagem em Belém (PA). Ele e o cinegrafista Reginaldo Rodrigues faziam uma entrada ao vivo no programa Bora Cidade, da emissora RBA TV-Band, quando foram interrompidos pela delegada Alice Lang, na sexta-feira (13).
A reportagem pautava o roubo de uma bicicleta na orla da cidade, motivo pelo qual três suspeitos foram detidos. O jornalista estava transmitindo do hall da delegacia, local comum para gravação de reportagens do tipo. Enquanto os policiais militares eram entrevistados, era possível ver os detidos ao fundo, mas com suas imagens distorcidas.
Te podría interesar
Foi então que a delegada chegou “gritando”, segundo apurou o G1, e ordenou que a reportagem fosse encerrada “para não constranger os detidos”, de acordo com Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), assinado após a detenção.
Os jornalistas explicaram que as imagens estavam sendo transmitidas ao vivo e se recusaram a encerrar a transmissão, o que levou à detenção de Wellington Júnior por duas horas dentro da sala da delegada, até a chegada de um advogado e assinatura do TCO de desobediência à autoridade policial.
Te podría interesar
Segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o cinegrafista Reginaldo Rodrigues também foi detido. Mas testemunhas ouvidas pelo G1 afirmam que o repórter cinematográfico permaneceu livre.
Sindicato fala em censura
A Abraji afirmou que pediu esclarecimentos à Polícia Civil e à delegada Alice Lang sobre o caso, mas ainda não obteve resposta
O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) emitiu uma nota repudiando a atitude da delegada e afirmou que enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) “solicitando explicações, a devida averiguação do fato e a consequente responsabilização da delegada responsável pelo cerceamento do trabalho jornalístico e da liberdade de imprensa".
"O Sinjor-PA entrou imediatamente em contato com o colega por telefone, colocou a assessoria jurídica à disposição para acompanhar o caso e ofereceu apoio no que fosse necessário. Na ocasião, Wellington Jr. informou que a TV RBA garantiu suporte jurídico e agradeceu a solidariedade", explicou ainda.