Novo vídeo mostra mulher negra filmando a própria agressão por policial

Pedagoga Eliane Silva foi agredida com um soco no rosto por PM ao filmar abordagem de familiares. Filho dela gravou vídeo que viralizou nas redes

PM parte para cima de pedagoga negra no Amapá - Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um novo vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a pedagoga Eliane da Silva é agredida criminosamente por um policial militar em Macapá, no Amapá, na última sexta-feira (18). Um vídeo feito pelo filho dela viralizou nas redes neste domingo (20) e o governador do Estado, Waldez Goés (PDT), disse que vai ordenar o afastamento dos PMs.

Leia também: Governo do Amapá diz que afastará policiais envolvidos em agressão a mulher negra

Eliane filmava a abordagem de policiais a um homem - segundo ela, um menor que havia chegado do interior -, quando o policial partiu para cima dela, deu uma rasteira e um soco no rosto da pedagoga.

"Ele veio na minha direção e me agredindo, sem conversa, para tomar o celular. Em nenhum momento houve desacato à polícia", disse a pedagoga ao Fantástico.

Ela e o marido foram levados à delegacia por desacato à autoridade, onde Eliane foi agredida novamente, sendo algemada. "Eu pedi para a polícia soltar um pouco a algema do meu braço. O policial foi lá e apertou mais. Por ele apertar, minha pressão caiu e eu tive um início da convulsão".

A pedagoga registrou queixa e disse ter sido sofrida injúria racial ao discutir com o mesmo policial na delegacia. "Ele disse: só podia ser preta".

Assista as imagens gravadas por Eliane da Silva abaixo e o vídeo feito pelo filho dela aqui.

https://twitter.com/_fire_blue/status/1307823789502275584