Fórumcast, o podcast da Fórum
18 de setembro de 2019, 13h41

Número de brasileiros que deixou o país aumentou depois do golpe

De acordo com pesquisa da Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 99 mil brasileiros imigraram para países ricos em 2017, um ano depois do golpe contra Dilma Rousseff

Número de brasileiros que deixou o país aumentou depois do golpe (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que cresceu o número de brasileiros que deixam o país para morar em economias ricas. De acordo com a pesquisa “Perspectivas de Migrações Internacionais”, 99 mil brasileiros imigraram para países ricos em 2017. Este número representa um aumento de 24% em relação ao ano anterior, período ficou marcado pelo golpe da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Nos dez anos anteriores, no período de 2007 a 2016, a média de imigrantes brasileiros se mudando para países da OCDE foi de 77 mil pessoas por ano.

INSCREVA-SE para receber conteúdos exclusivos da entrevista do Rovai com o presidente Lula

Com o aumento, os brasileiros passaram a ocupar a 17ª posição em uma lista de 50 principais nacionalidades que emigram para os países membros da OCDE. Portugal foi o país que registrou o maior aumento na chegada de imigrantes brasileiros na comparação com 2016, garantindo um aumento de 64% no fluxo. Na Itália, o aumento foi de quase 50% no período.

Na Espanha, o número de imigrantes brasileiros subiu 12%. A imigração de brasileiros para os Estados Unidos aumentou 9% em 2017.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum