“O racismo ainda está aí e precisa ser combatido”, afirma Elza Soares

Cantora avalia que, desde a sua juventude, a situação dos negros no Brasil não melhorou. "É a dura realidade que devemos enfrentar", diz

A cantora Elza Soares afirmou em depoimento à revista Veja, publicado nesta sexta-feira (31), que não vê melhoras no racismo sofrido por pessoas negras no Brasil. Ela diz que, desde a sua juventude, os preconceitos são os mesmos e que há muita luta pela frente.

“Desde a minha juventude, a situação dos negros não melhorou nem um pouco no Brasil. A vida ainda é complicada para as minorias, continua o mesmo sofrimento de sempre. Isso tudo é um inferno. O racismo ainda está aí e precisa ser combatido. É a dura realidade que devemos enfrentar”, afirmou.

Apesar da realidade difícil, Elza afirma que nunca se deixou abalar pelo preconceito. No depoimento, ela compartilha uma experiência de discriminação que viveu ao fazer check-in em um hotel.

“Uma vez, quando cheguei em um hotel para fazer o check-in, me disseram que não havia reserva em meu nome e não me deixaram ficar. Mas eu sabia que havia vaga. Foi discriminação mesmo. Não deixei que situações como essa me colocassem para baixo. Jamais. O racismo não me derrubou”, disse.

Cantora destacou ainda a importância da militância na luta contra a discriminação. “Pelo gays, pelos negros, pela juventude, pelas mulheres, por quem não é ouvido”, afirma.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR