Olavo de Carvalho tem 15 dias para pagar multa de R$ 2,9 milhões a Caetano Veloso

Acuado e sem defesa, guru bolsonarista afirma que “os comunistas buscam a mais sórdida das vinganças: desprover-me de meus meios de subsistência”

Foto: Divulgação/Reprodução
Escrito en BRASIL el

A 50ª Vara Cível do Rio deu 15 dias para que o guru bolsonarista Olavo de Carvalho pague uma multa de R$ 2,9 milhões ao cantor e compositor Caetano Veloso.

A multa é pelo não cumprimento de uma ordem judicial que determinou que Olavo apagasse de suas redes sociais acusações de pedofilia feitas contra o cantor em 2017.

Nas postagens, Olavo fazia referência ao romance de Caetano com a produtora Paula Lavigne, iniciado quando ela tinha 13 anos, e ele, 40. Os dois ficaram casados por 19 anos, quando, em 2004, romperam. O casal, que tem dois filhos, reatou a união em 2016.

"Intime-se a parte ré [Olavo de Carvalho], (...) para pagar, no prazo de quinze dias, o valor apresentado pelo exequente em sua planilha, alertando-o de que não ocorrendo o pagamento voluntário haverá acréscimo de multa de 10%", determinou a juíza Renata Gomes Casanova de Oliveira e Castro.

A Justiça determinou, no ano passado, uma multa diária de 10 000 reais se o post calunioso não fosse deletado. Ele não o tirou e a conta chegou a 2,9 milhões de reais. Há também a possibilidade real de a Justiça decretar o bloqueio de bens para o pagamento da multa.

O guru de Bolsonaro corre o risco de ficar sem o lucro de seus cursos on-line, cujas parcelas são depositadas aqui no Brasil por seus alunos.

Acuado e sem defesa, Olavo afirmou em sua conta do Twitter, neste sábado: “derrotados e humilhados no confronto intelectual, os comunistas buscam a mais sórdida das vinganças: desprover-me de meus meios de subsistência. Maiores detalhes nos próximos dias”.

Mentiras à Receita

Reportagem do site The Intercept neste sábado (10) revela que Olavo de Carvalho, guru do clã Bolsonaro, mentiu à Receita Federal em pelo menos duas declarações de imposto de renda, dizendo que morava em Curitiba, no Paraná, para poder manter uma conta no banco Itaú para receber sobre cursos de “filosofia” que ministra pela internet.

Olavo chegou a alugar a casa em Curitiba até 2002, anos antes de se mudar para Richmond, na Virgínia, Estados Unidos, onde mora há 15 anos. O Intercept fez contato com os donos da casa no Paraná e com os atuais moradores, que sequer conhecem o guru.

Ameaças a Bolsonaro pelas redes

Em função de suas dívidas com processos, em junho, no meio de uma aula, Olavo mandou Bolsonaro enfiar uma condecoração que recebeu dele no cu. Além disso, reclamou de ter sido atacado nas redes e não ter sido defendido. Ele afirmou ainda que vai derrubar o governo do até então aliado e chama o empresário Luciano Hang de “palhaço”.

“O gabinete do ódio foi inventado contra mim e não contra Bolsonaro”, diz. A seguir, ele pergunta, furioso: “O que este Bolsonaro fez pra me defender? Chega lá e me dá uma condecoraçãozinha. Enfia a condecoração no seu cu. Se você não é capaz de me defender contra essa gente toda, eu não quero a tua amizade”, diz.

Com informações do UOL