Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de janeiro de 2020, 21h08

Olavo divulga fake news: Coronavírus é patenteado por Bill Gates; objetivo é redução populacional

Vídeo compartilhado pelo guru do bolsonarismo foi feito pelo "Mistérios do Mundo", canal do YouTube que prega a "saída da Matrix" e que traça relações entre o coronavírus e a franquia de cinema e jogos de videogame Resident Evil

Foto: Reprodução/YouTube

O pânico que a disseminação do coronavírus, que já matou mais de cem pessoas, principalmente na China, tem causado nas pessoas, naturalmente criou uma onda de teorias conspiratórias e fake news. E se tem um setor da sociedade brasileira que mantém forte proximidade com notícias falsas este setor é o bolsonarismo.

Nesta quarta-feira (29), o guru que influencia diretamente a família Bolsonaro e seus apoiadores, Olavo de Carvalho, compartilhou em suas redes sociais um vídeo que diz que o coronavírus foi patenteado por Bill Gates e que o objetivo da disseminação da doença pelo mundo é a redução populacional.

“Coronavírus chega ao Brasil patenteado por Bill Gates”, diz o título alarmista do vídeo, que faz parte do canal Mistérios do Mundo – por uma punição do YouTube, o canal passou a levar o nome de seu dono, Bruno Alves.

Além do fato de nenhum caso ter sido confirmado até agora no país – o que há são suspeitas sob investigação -, o vídeo compartilhado por Olavo difunde uma notícia falsa a respeito da suposta patente do co-fundador da Microsoft, Bill Gates.

Circulando com força nas redes sociais, a fake news dá conta de que a organização The Pirbright Institute, financiada pela Fundação Bill Gates, teria adquirido a patente do coronavírus em 2018. A própria organização, no entanto, veio à público para esclarecer a “confusão”: a patente que a Pirbright possui, na verdade, é do vírus da bronquite infecciosa (IBV), e o título da patente – número 10130701 – se dá pelo fato de que o vírus é um objeto de pesquisa da organização para a produção de vacinas para prevenir doenças respiratórias em aves e outros animais – não humanos.

Leia também
Coronavírus: Médico de auto-ajuda vira hit dizendo que “a China faliu”

“Obviamente isso [o coronavírus] é patenteado por Bill Gates. Objetivo simples: redução populacional”, diz Bruno Alves no vídeo compartilhado pelo guru bolsonarista. O dono do canal ainda vai além: diz que “eles” – sem explicar quem são “eles” – “soltaram” o vírus na China porque trata-se do país com a maior população do mundo.

A conspiração não para por aí: no vídeo, sem dar maiores detalhes, Bruno Alves estabelece ainda uma relação entre o coronavírus e a franquia de filmes e jogos de videogame Resident Evil.

O canal do vídeo compartilhado por Olavo de Carvalho, tido como um respeitado intelectual entre os bolsonaristas, prega ainda, de acordo com sua própria descrição, uma “saída da Matrix”, em referência a outra franquia de cinema.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum