Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de dezembro de 2019, 12h14

“Onde Dói”: Atriz lança plataforma para acolher vítimas de abuso sexual médico

Idealizadora do projeto, Nina Marquetti foi vítima de abuso sexual aos 16 anos. O estuprador, Allessio Fiore Sandri, era seu pediatra há anos

Reprodução/Onde Dói

Depois de sofrer abuso sexual aos 16 anos, vítima do pediatra Allessio Fiore Sandri, que atende na cidade de Umuarama, no Paraná, a atriz Nina Marqueti decidiu lançar nesta semana a campanha “Onde Dói“, que tem como objetivo mapear os casos de abuso cometidos por profissionais de saúde em consultórios, hospitais, postos e ambulatórios, além acolher e prestar apoio às vítimas.

Em vídeo divulgado no YouTube, Nina conta que teve coragem de denunciar o médico na Justiça apenas dez anos depois do crime. A coragem, diz, veio após o lançamento de sua peça solo “A Flor da Matriarca”, na qual conseguiu traduzir parte de seus traumas com o ocorrido.

Depois dessa experiência, Nina criou a campanha #OndeDói e descobriu que não foi a única a passar por esse tipo de experiência, inclusive com o mesmo médico. De acordo com ela, outras sete vítimas foram localizadas depois de sua denúncia.

De acordo com a atriz, a plataforma “Onde Dói” também cumpre a função de indicar grupos de profissionais que acolhem e orientam as vítimas de abuso médico nas áreas jurídica e emocional. A campanha também está produzindo um manual ilustrado para explicar às pacientes quais são seus direitos e como proceder para se defender desse tipo de abuso.

Confira:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum