Pandora Papers: Ivan Valente quer CPI e cobra afastamento de Guedes e Campos

O deputado federal encaminhou à Comissão de Ética Pública as revelações de offshores em paraísos fiscais, envolvendo o ministro da Economia e o presidente do Banco Central

Roberto Campos Neto e Paulo Guedes - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) encaminhou, nesta segunda-feira (4), à Comissão de Ética Pública as revelações dos Pandora Papers, ou seja, a existência de offshores em paraísos fiscais, envolvendo o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O parlamentar solicita que Guedes e Campos sejam imediatamente afastados dos cargos, “tendo em vista a clara situação de conflito de interesses entre o exercício dos referidos cargos e a manutenção de empresas com fortunas em paraísos fiscais”.

“Entramos com representação na Comissão de Ética Pública e vamos, junto com a oposição, entrar com outra representação no MPF e trabalhar por uma CPI que investigue as revelações do #PandoraPapers. Guedes e Campos devem ser afastados imediatamente de suas funções e investigados”, postou Valente.

O deputado exige apuração do caso e que as informações sejam encaminhadas ao Ministério Público Federal “para fins de instauração de ação de improbidade administrativa, tendo em vista situação configurada no presente caso”.

https://twitter.com/IvanValente/status/1445008958742278148

Depoimentos

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, afirmou que o bloco convocará Guedes e Campos para depor no Senado, além de apresentar uma notícia-crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

https://twitter.com/randolfeap/status/1445002761653952513