Paraná Pesquisas: 79,9% é contra a legalização do aborto em qualquer situação

De acordo com pesquisa Fórum, em agosto de 2020, 78,4% dos entrevistados se disseram favoráveis ao direito de a menina de 10 anos ter interrompida a sua gravidez

De acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (25), 79,9% dos entrevistados é contra a legalização do aborto em qualquer situação.

A pesquisa aponta ainda que 16,6% é a favor e apenas 4,4% não sabe ou não opinou.

O levantamento mostra também que entre as mulheres, 75,8% são contra e entre os homens, o número salta para 82,6% contrários.

Quanto mais alta a faixa etárias, sobe também a porcentagem de pessoas contrárias ao aborto. Entre o grupo com 60 anos ou mais, 83,2 é contrário enquanto na faixa entre 16 a 24 anos a porcentagem cai para 75,4%.

O instituto entrevistou 2060 habitantes em todas as regiões do país, estratificados segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica entre os dias 16 a 19 de janeiro deste ano.

Menina de dez anos

Ao contrário deste resultado, em agosto de 2020, a maioria expressiva dos brasileiros, 78,4%, se disseram favoráveis ao direito de a menina de 10 anos e sua família terem interrompida a sua gravidez, que foi consequência de um estupro.

O caso ganhou repercussão nacional e foi incluído na 5ª Pesquisa Fórum, realizada em parceria com a Offerwise sob consultoria de Wilson Molinari. O levantamento ouviu a opinião de mil pessoas, em todas as regiões do país, entre os dias 21 e 24 de agosto.

Veja o levantamento completo abaixo:

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.