Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de dezembro de 2019, 23h01

Parceria entre Data Favela, Comunidade Door e CUFA realiza pesquisa ampla sobre favelas

Objetivo do projeto é detectar e revelar qual o sonho dos moradores de favela para 2020

Parceiros na pesquisa: Celso Athayde, Leo Ribeiro, Geovana Borges e Renato Meirelles – Foto: Guilherme Eduardo da Silva

O Instituto Data Favela, de Celso Athayde (Favela Holding) e Renato Meirelles (Instituto Locomotiva), fechou uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Comunidade Door, nos 26 estados e no Distrito Federal, para irá conduzir o que os idealizadores do projeto chamam de maior pesquisa sobre favelas desenvolvida até hoje no país.

O Data Favela vai apurar qual é o “Sonho do Favelado para 2020”. A pesquisa vai acontecer ainda em dezembro de 2019, mês da divulgação do levantamento.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Com o resultado em mãos, o Instituto Data Favela e a agência Comunidade Door vão organizar, em março de 2020, o Terceiro Fórum Favela Brasileira para apresentar, detalhadamente, os novos números sobre as favelas no país. A produção do evento é da InFavela.

A ideia é mostrar, através dos sonhos que serão apresentados, como esses lugares são territórios de potência nas mais diversas áreas: cultura, esporte, empreendedorismo e tantas outras expressões.

“Já fizemos vários tipos de pesquisas sobre o perfil da favela. Mas essa vai ser especial, porque quando você fala qual é o seu sonho, você traça o rumo da sua vida. Com isso, vamos mostrar o que o favelado quer e apresentar soluções para ele chegar lá”, explica Celso Athayde.

Demarcação de espaços

“Existem várias pessoas com discursos sociais tentando falar em nome das favelas, existem inclusive pessoas do asfalto enganando a imprensa, usando os dados exclusivos das nossas pesquisas como se fossem seus. Projetos exclusivos como esses são importantes porque demarcam espaços de elaboração da favela”, comentou Geovana Borges, presidente da CUFA-SP.

“Temos o único instituto de pesquisa especializado em favelas do Brasil. Essa parceria existe por conta da capilaridade dos três parceiros e do conhecimento dos territórios. Para nós, essa pesquisa mostrará para o Brasil que o sonho da favela nunca vai acabar”, disse Leo Ribeiro, CEO da Comunidade Door, empresa de instalação de outdoors em favelas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum