Patroa anuncia vaga de “babá” com exigência: estar imunizada com vacina da Pfizer

Pela descrição, a vaga se assemelha mais a de uma trabalhadora doméstica que, além de ter que estar vacinada com imunizante específico, tem que ter CNH e "boa bagagem cultural"

Muitas pessoas, por desconhecimento ou preconceito, vêm tentando escolher a vacina contra a Covid-19 que vão tomar. No momento, estão disponíveis no Brasil os imunizantes Coronavac, Pfizer/BioNTech e Oxford/Astrazeneca – todos com eficácia e segurança comprovadas contra o coronavírus.

A preferência para esses “sommeliers de vacina” têm sido o imunizante da Pfizer, motivada principalmente pelo fator político da Coronavac ser produzida em parceria com um laboratório chinês e as reações causadas pela vacina da Oxford.

Essa preferência por uma vacina em específico, no entanto, está saindo do âmbito pessoal e influenciando em relações de trabalho. Na noite desta segunda-feira (22), veio à tona que uma mulher anunciou na internet uma vaga para governanta e babá em sua residência cuja uma das exigências para as candidatas é estar vacinada com o imunizante da Pfizer.

O anúncio, de uma pessoa identificada como Ana Clara, foi feito no site Trabalha Brasil, e é para uma vaga em Campinas (SP).  “Requisitos: experiência confirmada como babá e/ou governanta por ; Cuidadosa; Ser organizada, ter disciplina, boa bagagem cultural, ter sido vacinada contra a covid-19 com o imunizante da pfizer”, diz a descrição do anúncio.

O salário para a vaga é de R$1.600 por mês, com trabalho de segunda à sábado e apenas uma folga remunerada mensalmente.

Notícias relacionadas

Apesar do anúncio ser para babá e governanta, através da descrição é possível perceber que o trabalho mais se assemelha ao de uma trabalhadora doméstica. “Cuidará de 2 crianças (idades ), organizará suas rotinas, será responsável pela alimentação diurna delas, assim como a realização das atividades diárias delas (estudos, cursos fora, lazer e afins). Será responsável pela manutenção da residência e suas dependências. Organizará a agenda e horários dos prestadores serviços necessários. Temos diarista de 1x por semana, as vezes 2x, dependendo do eventos, a pessoa será responsável pela manutenção da limpeza da residência nos demais dias, nada complicado”, diz o texto da vaga. O contato da anunciante não está disponível.

O anúncio viralizou, principalmente, a partir de uma postagem da página Vagas Arrombadas, que compila oportunidades de emprego com características exploratórias e que violam direitos trabalhistas.

“VAGA SOMMELIER DE VACINA”, diz a postagem, que já tem mais de 2,8 mil curtidas.

Publicidade

Confira.

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR