quarta-feira, 30 set 2020
Publicidade

Perícias médicas do INSS continuam suspensas após caos na tentativa de reabertura

Apesar de muitas pessoas terem atendimento marcado na última segunda-feira, os médicos não retornaram ao trabalho alegando falta de segurança

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que as perícias médicas vão continuar suspensas, em todo o país, pelo menos até quarta-feira (16). Apesar de muitas pessoas terem atendimento marcado na última segunda-feira, os médicos não retornaram ao trabalho alegando falta de segurança.

O INSS ainda não informou quando o atendimento será normalizado.

“É importante salientar que, entre hoje e a próxima quarta-feira (16/09), o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que representa a PMF (Perícia Médica Federal), farão as inspeções nas salas de perícia médica, a fim de viabilizar o retorno das atividades periciais o mais breve possível”, informou, em nota, o instituto.

Em entrevista à GloboNews, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, admitiu que faltou planejamento na reabertura das agências.

As perícias são necessárias para permitir que trabalhadores recebam auxílio, retornem ao trabalho ou consigam a aposentadoria.

Segundo o INSS, agências estão funcionando nesta terça apenas para cumprimento de exigências, avaliação social, reabilitação profissional e Justificação administrativa.

No Rio de Janeiro, segurados chegaram a formar filas à espera de perícia na manhã desta terça-feira. Pouco depois das 7h, um segurança da agência saiu e disse que as pessoas que estavam ali não seriam atendidas.

Os segurados estão sendo orientados a reagendar o atendimento. O INSS informou que será possível verificar se a perícia retornou através do endereço covid.inss.gov.br, para assim, proceder com o reagendamento.

As agências do INSS começaram a reabrir nesta semana no país após quase 5 meses fechadas em razão da pandemia de coronavírus. Em São Paulo, as agências seguem fechadas por decisão judicial. O INSS informou que já recorreu.

Nesta primeira etapa, as agências atenderão apenas alguns serviços e somente mediante agendamento para evitar aglomerações.

Serviços oferecidos

Segundo o INSS, está sendo retomado o atendimento presencial apenas:

avaliação social;

cumprimento de exigências;

justificação administrativa ou judicial;

reabilitação profissional.

Com informações do G1

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.