Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de janeiro de 2020, 14h13

Petrobras suspende percurso de navios em área próxima ao Irã 

Cerca de 20% da produção mundial de petróleo passa pela região

Foto: Reprodução/Petrobras

A Petrobras suspendeu nesta quarta-feira (8) a rota de navios que passariam pelo estreito de Ormuz, região entre o Irã e os Emirados Árabes, no Oriente Médio, por conta do acirramento do conflito no local. A empresa saudita de transporte de petróleo Bahri também suspendeu a passagem de navios pelo estreito.

Cerca de 20% da produção mundial de petróleo passa pela região. Portanto, conforme afirma reportagem da Folha de S. Paulo, a dificuldade na circulação no local poderá elevar o preço do petróleo ao redor do mundo, que já registrou alta nesta quarta. O preço voltou a disparar após o ataque da Guarda Revolucionária do Irã a bases militares dos EUA no Iraque. Segundo o índice da West Texas Intermediate (usado como referência por grande parte dos países do Ocidente), o valor do barril de petróleo nesta manhã saltou para 65,54 dólares, um aumento de 4,53%.

Algumas horas após os ataques, as companhias aéreas Air France e Lufthansa também cancelaram por tempo indeterminado seus voos para os espaços aéreos iraniano e iraquiano.

O contra-ataque de Teerã, capital do Irã, com mísseis às bases de Al-Asad e de Irbil deixou pelo menos quatro militares estadunidenses mortos e outros quatro feridos nesta terça-feira (7). O governo estadunidense, no entanto, nega que haja militares de suas forças mortos. Em tuíte, Donald Trump disse que “tudo está bem”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum