Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de novembro de 2019, 16h21

Petróleo que atinge litoral nordestino chega à Vitória, no Espírito Santo

Além da capital, a presença de óleo já foi confirmada em 13 praias de municípios no Norte do Espírito Santo

Fragmento de óleo encontrado em Vitória, no ES (Foto: Fabio Medeiros/ Projeto Pegada)

Fragmentos de petróleo foram recolhidos na praia de Camburi, em Vitória, nesta sexta-feira (15). É a primeira vez que a substância aparece na capital do Espírito Santo, mas outras praias do Norte do estado já foram atingidas no começo deste mês. O material foi encaminhado para análise da Marinha, mas há chances de ser o mesmo petróleo que contamina praias do Nordeste desde o final de agosto.

A presença de óleo no Espírito Santo já foi confirmada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 13 praias dos municípios de São Mateus, Linhares, Conceição da Barra e Aracruz, todas cidades no Norte do estado.

Algumas regiões do estado sofrem sério risco com o vazamento de petróleo. Regência, em Linhares, por exemplo, é um dos principais pontos de desova de tartarugas do Brasil. Homens das Forças Armadas e equipes de limpeza da prefeitura retiraram quase 200 quilos do material nas praias da região, sendo que parte dele estava perto da foz do Rio Doce.

São Mateus, a menos de 100 quilômetros da divisa com a Bahia, foi o primeiro município capixaba a registrar o aparecimento do óleo. O rio Cricaré, que abastece também o município vizinho de Conceição da Barra, é uma das principais preocupações da prefeitura. Se for atingido, mais de 100 mil pessoas podem ficar sem água.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum