Tortura: PM arrasta homem negro algemado em moto por rua de SP; veja vídeo

Nas imagens é possível ver um homem correndo para não cair no chão enquanto é puxado pela moto de um policial militar; corporação diz que investiga o caso

Vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (30) mostra um policial militar adotando uma prática de tortura contra um homem negro. O caso aconteceu na parte da tarde na avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, Zona Leste da capital paulista.

Nas imagens, gravadas por um motorista que passava pelo local, é possível ver que um homem negro está algemado à motocicleta do policial e é puxado com o veículo em movimento. O homem corre para não cair no chão. A Polícia Militar afirma que apura o caso [confira a íntegra da nota ao final desta matéria].

Assista à cena divulgada pelos Jornalistas Livres.

Não há, por hora, mais informações sobre as circunstâncias em que o homem foi detido e a adoção da prática de tortura por parte do policial.

Pelas redes sociais, o pré-candidato ao governo do estado Guilherme Boulos (PSOL) condenou a ação. “Brasil, mais de 300 anos de escravidão… Tortura a sangue frio praticada por um PM de SP. INACEITÁVEL!”, escreveu.

Nota da PM

Em nota difundida à imprensa após a repercussão do caso, a Polícia Militar afirmou que repudia a ação mostrada nas imagens e que vai apurar a conduta do policial.

“A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional. A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”.

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_