Tortura: PM arrasta homem negro algemado em moto por rua de SP; veja vídeo

Nas imagens é possível ver um homem correndo para não cair no chão enquanto é puxado pela moto de um policial militar; corporação diz que investiga o caso

PM puxa homem algemado com moto em SP (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

Vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (30) mostra um policial militar adotando uma prática de tortura contra um homem negro. O caso aconteceu na parte da tarde na avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, Zona Leste da capital paulista.

Nas imagens, gravadas por um motorista que passava pelo local, é possível ver que um homem negro está algemado à motocicleta do policial e é puxado com o veículo em movimento. O homem corre para não cair no chão. A Polícia Militar afirma que apura o caso [confira a íntegra da nota ao final desta matéria].

Assista à cena divulgada pelos Jornalistas Livres.

https://twitter.com/J_LIVRES/status/1465805067349549057

Não há, por hora, mais informações sobre as circunstâncias em que o homem foi detido e a adoção da prática de tortura por parte do policial.

Pelas redes sociais, o pré-candidato ao governo do estado Guilherme Boulos (PSOL) condenou a ação. "Brasil, mais de 300 anos de escravidão... Tortura a sangue frio praticada por um PM de SP. INACEITÁVEL!", escreveu.

Nota da PM

Em nota difundida à imprensa após a repercussão do caso, a Polícia Militar afirmou que repudia a ação mostrada nas imagens e que vai apurar a conduta do policial.

"A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional. A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta".