Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de setembro de 2019, 15h28

Alegando falta de alvará, PM ordena o cancelamento da final de samba da Império da Tijuca

Presidente da escola afirmou que não sabia que a quadra precisava de autorização, já que outras escolas utilizavam o local normalmente

Quadra da Alegria da Zona Sul. (Foto: Carnavalesco)

A Polícia Militar (PM) ordenou a interrupção da final das eliminatórias de samba da escola Império da Tijuca, que acontecia na quadra da Alegria da Zona Sul, localizada na região central do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (6). Os PMs do governador Wilson Witzel alegaram que a escola não possuía alvará para ocupar o local. Presidente da Império afirmou que não sabia que a quadra precisava dessa autorização, já que outras escolas utilizavam o local normalmente. Na ocasião, a escola escolhia a música para o desfile do próximo Carnaval de 2020.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

De acordo com sambistas e torcedores presentes no evento, os policiais não apresentaram ofícios que validassem a ação. Presidente da escola, Antônio Marcos Teles falou sobre o ocorrido ao site Carnavalesco. “Vieram perguntar se tinha autorização, eu falei que estava tendo samba aqui há mais de dois meses. Ele está exigindo o alvará, por que isso não aconteceu bem antes?”, questionou.

Teles ainda contou que recebeu ameaças dos oficiais de que seria levado para a delegacia caso o evento não acabasse. “Poderia ter sido na Tijuca, o presidente Horta tinha me oferecido a quadra, mas como a gente tava muito próximo ao barracão, o Marquinho já tinha liberado a quadra, resolvi fazer aqui, mas também não sabia que não tinha licença”, continuou, citando Marquinhos Almeida, presidente da escola Alegria da Zona Sul, proprietária da quadra.

A estimativa de Teles é que a Império realize a final na próxima sexta-feira (13). Ele disse ainda que vai pedir ao presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, a cessão de sua quadra para realizar o evento.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum